Toda hora a gente lê por aí estudos e pesquisas que causam muitas dúvidas: ora um alimento é considerado prejudicial à saúde, ora ele é absolvido e passa a figurar na lista de alimentos benéficos ao organismo. Foi o caso do ovo, do abacate, do café e até do chocolate. Mas se existe um alimento que é apontado com unanimidade pelos especialistas como extremamente perigoso para a saúde, é o açúcar.
Vou te contar quais as melhores formas de reduzir o consumo desse vilão e ajudar sua dieta a funcionar ainda melhor.
O perigo do Consumo em Excesso
No Brasil, especialmente, consome-se uma quantidade de açúcar muito acima do limite máximo recomendado, o que causa consequências graves à nossa saúde:
- aumento da incidência de cáries;
- ganho de peso (levando ao sobrepeso e obesidade);
- alteração na produção de hormônios;
- envelhecimento precoce da pele;
- aumento no risco de doenças cardiovasculares e câncer;
- propensão a desenvolver diabetes tipo 2.
Além disso, o consumo de açúcar em excesso pode afetar todo o esforço de uma dieta com controle de calorias e até mesmo da rotina de exercícios físicos.
O Açúcar Escondido
É importante lembrar que quando falo em consumo de açúcar, não estou me referindo apenas às colheradas que colocamos no café ou no suco a fim de adoçá-los. O maior perigo encontra-se no que chamamos de açúcar adicionado, que além da função de adoçar, é responsável pela textura, cor, conservação e até fermentação de vários produtos alimentícios. Ele é encontrado em bebidas açucaradas, doces, bolos, biscoitos, cereais, iogurtes, molhos de salada e até em pães. Somado ao açúcar natural, encontrado em frutas, legumes e laticínios, seu consumo não deve ultrapassar 100 calorias por dia para as mulheres e 150 calorias por dia para os homens (cerca de 6 e 9 colheres de chá, respectivamente).
De Olho no Rótulo
Para descobrir se um produto contém açúcar adicionado, fique atento ao rótulo. Ele pode aparecer com vários nomes:
- xarope de milho de alta frutose;
- caldo de cana;
- dextrina ou dextrose;
- frutose;
- glucose;
- maltose;
- sacarose;
- malte;
- mel;
- açúcar mascavo;
- melado;
- açúcar bruto
Atenção especial para os produtos livres de gordura: eles costumam ter uma quantidade maior de açúcar e de calorias, por isso seu consumo deve ser moderado e consciente.
Reduzindo o Consumo
Para conservar o corpo sarado e garantir uma vida saudável, confira algumas das dicas que carrego pra vida e aprenda a diminuir o consumo de açúcar diariamente:
- Desista dos refrigerantes e sucos de caixinha: além do açúcar adicionado, eles tem uma alta concentração de corantes e conservantes. Substitua por sucos naturais e, principalmente, água.
- Corte o fast food e refeições prontas congeladas: esses itens são ricos em gorduras saturadas, temperos e condimentos com grande quantidade de açúcar e sódio, além de serem pobres em vitaminas e nutrientes.
- Faça trocas inteligentes na hora da sobremesa: doces, pudins, bolos e sorvetes podem ficar para um dia especial; no dia a dia, prefira frutas frescas, como maçã, banana, morango, que apesar de conterem açúcar natural, são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais.
- Experimente outras formas de adoçar: os adoçantes artificiais não devem ser consumidos sem autorização do seu médico, mas existem alternativas ao açúcar branco que podem trazer benefícios à saúde — o açúcar de côco, açucar demeraro, o mel, o açúcar mascavo e a sucralose são bons exemplos.
Agora que você já conhece o lado amargo do açúcar, pode fazer boas escolhas e diminuir o seu consumo. Go!
7 Comentários
Realmente, minha mãe sempre reclama comigo porque eu sou uma formiguinha e o meu pai é diabético. Mas prometi pra mim mesma que vou reduzir o consumo de açúcar.
Adorei seu artigo, de verdade.
beijos de Recife :*
Que bom!!
Continue por perto!!
Poxa depois que li eesse artigo to diminuindo mas ainda consumo …eu fico bastante preocupada com a saude …. mas agora to diminuindo bastante … nao faco dieta mas isso tenho cuidado presto bem atencao nas quantidades … nao so na acucar nos resfrigerantes tbn …. eu cortei … diariamente so em festas nao tem jeito …. beijos …. *lindo
Faça isso!! Você vai ver a diferença.
Beijãi
ja tinha um certo receio com açucar agora estou com mais atenção. obrigado pelas dicas um grande beijoe muito susseso te adoro
Do açúcar branco é melhor ficar distante, Andreia!
Por nada!! Continue por perto!
Beijos
Ameiiii o artigo