Estas são algumas fotos que eu gostaria que não existissem. Mas já que existem, quero que todo mundo veja. Um retrato sobre o estado atual dos oceanos, que nos fornecem elementos essenciais para a vida humana como oxigênio e alimento.
Produtos descartáveis (principalmente os feitos de plástico) estão emporcalhando o planeta e os nossos oceanos nunca estiveram tão poluídos. Um recente relatório da ONU, feito por cientistas do mundo todo, deu o alarme. A situação é grave e o problema é de todos nós.
- Cerca de 90% das aves marinhas do planeta têm plástico no organismo
- A contaminaçao atinge também grande numero de espécies de peixes que já ingeriram algum tipo de plástico e podem parar nos nossos pratos
- A pesca na Ásia está em declínio e vai chegar a zero no máximo em 2050
- A disponibilidade de água doce nas Américas caiu pela metade desde 1950
- 40% das espécies de animais do continente europeu desapareceram na última década.
Que tipo de futuro nós estamos criando?
A idéia deste post é mostrar os gigantescos problemas causados por fraldas, absorventes, canudos, cotonetes (entre outros produtos) e apontar alternativas viáveis e ecológicas já disponíveis no mercado.
Já parou pra pensar o que você pode fazer pra reverter isso?
O melhor caminho para causar menos impacto negativo no planeta é produzir, consumir e descartar menos.
Uma dica ótima para começar agora a repensar nosso impacto no planeta é adotar os cinco Rs do movimento Lixo Zero, criado por Bea Johnson, do blog Zero
Waste Home: RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR, compostaR.
RECUSAR brindes, comprovantes de compra
REDUZIR a quantidade de compras e de coisas que você já tem. A idéia é ficar somente com o que você usa. E desse jeito você vai usar tudo o que você tem. Doe ou venda para sebos e brechós.
REUTILIZAR tudo o máximo possível antes de jogar fora. Eliminar da sua vida produtos descartáveis como guardanapos, copos, talheres, garrafas d’água, sacolas de compras…
RECICLAR tudo o que der da maneira mais ecológica possível. Compre produtos usados, feitos com materiais recicláveis, que possam garantir uma economia circular. EVITE AO MÁXIMO O PLÁSTICO.
compostaR o lixo orgânico em vez de enviá-lo para um aterro sanitário. Tenha uma compostura adequada para sua casa e transforme seu lixo em adubo para a terra.
Lembre- se, nao existe jogar fora, o planeta é um só! É uma questão de solidariedade e sobrevivência. O homem nao existe sem os animais. Eu já mudei meus hábitos individuais, agora temos que eleger (e cobrar!) políticos que estejam realmente compromissados com o meio ambiente, além de pressionar empresas para adotarem um sistema mais circular, com o máximo de redução de impacto.
Ah, compartilhar nas redes sociais conhecimento e coisas que realmente importam pode ser o primeiro passo pra voltarmos a ser o Homem Sábio, e eu espero que você faca isso, mas PRECISAMOS mudar nossos hábitos individuais com urgência!
O livro Uma Vida Sem Lixo (perfil @umanosemlixo no Instagram) foi uma importante fonte de inspiração para esse post. Recomendo a leitura.
Sem comentários